Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Distrito de Bragança - Suicídios quase duplicaram no ano passado


Nos últimos nove anos há registo de 132 suicídios no distrito de Bragança. Olhando para os números dos últimos três, entre 2010 e 2012, o número de pessoas que puseram termo à vida praticamente duplicou, passando de 11, em 2010, para 21, em 2012
Estes dados foram revelados, na passada sexta-feira, em Bragança, no âmbito do 12.º Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.  Para a médica psiquiatra da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Conceição Cardoso, é importante analisar os números em termos de tendências, para prevenir casos de suicídio, motivados por factores sociais.Só no ano passado deram entrada na Urgência do Hospital de Bragança 135 pessoas com comportamentos suicidiários. Um número que para a autora do estudo, Olímpia Garcia, enfermeira da ULS do Nordeste, é elevado tendo em conta o número de habitantes na região.
Perante estes números, a palavra de ordem é mesmo prevenir. Por isso, está em discussão um Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. O coordenador deste plano, Álvaro de Carvalho, sublinha que é fundamental sensibilizar os médicos de família para estarem atentos a alguns sinais que podem desencadear um suicídio. No distrito de Bragança os anos em que se registou um maior número de suicídios foram 2005,2008 e 2012.
Já os concelhos de Mirandela de Bragança registam um maior número de suicídios nos últimos nove anos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário