As temperaturas negativas que se fizeram sentir em muitas áreas de Trás-os-Montes e Alto Douro na noite de 27 para 28 de abril causaram graves prejuízos, sobretudo aos produtores de fruta e vinho.
A geada queimou a floração das árvores de fruto e os rebentos das vinhas. Em alguns casos, a perda da produção deste ano é total. Manuel Cardoso, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, referiu que foram muitas as estações metereológicas da região a registar temperaturas negativas.
No concelho de Bragança, por exemplo, em Izeda, registaram-se nessa noite 2,9 graus negativos.
Os maiores estragos, indicou, no entanto, terão sido na região do Douro, onde a floração e rebentamento das vinhas se encontrava já em estado mais avançado.
Ainda sem um relatório definitivo dos estragos, Manuel Cardoso adiantou que, felizmente, muitos do produtores de vinho e de frutas desta zona têm já seguros agrícolas que deverão cobrir estes prejuízos.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário