Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Festival debate qualidade de vida no meio rural

As aldeias de Serapicos e São Joanico, no concelho de Vimioso, acolheram, no passado fim-de-semana, mais uma edição do festival cultural Sons &Ruralidades.
Este ano, o evento, que vai já na 8ª edição, focou-se no debate sobre a qualidade de vida no meio rural. 
A presidente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) enaltece a importância do tema em debate para fixar jovens no interior. “Eu acho que é urgente debater este assunto. O meio rural é visto de uma maneira paradisíaca, mas, há muitas necessidades que nós, jovens, também nos debatemos e quando pensamos em constituir família ainda mais questões se levantam como é o caso da educação, dos acessos e serviços”, explica Joana Conceição acrescentando que “é necessários criar condições para que as pessoas se sintam confortáveis para viver aqui”.
Projecto ambicioso
O presidente da Câmara de Vimioso considera que este festival é muito importante para valorizar a ruralidade, e lembra que o Município está a elaborar um projecto de um parque ambiental para esta zona do Planalto Mirandês. “Este festival já se realiza há alguns anos e nós temos um projecto bastante ambicioso para esta zona deste curso do rio Angueira que é um projecto de um parque ambiental, protecção da natureza e da recuperação de algumas actividades tradicionais no sentido de começar a dinamizar algumas actividades ligadas à ruralidade do nosso concelho”, refere Jorge Fidalgo.
Uma aldeia, com pouco mais de 40 habitantes permanentes, como é o caso de Serapicos durante o festival, enche-se de gente que vem de vários pontos do País para passear de burro e assistir às muitas actividades culturais desenvolvidas ao longo dos três dias.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário