Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

I Festival Inter-Atlântico de gaita-de-foles em Abril

Conferências, concertos e oficinas de gaita-de-foles são algumas das múltiplas iniciativas dispersas pela cidade do Porto entre 16 e 20 de Abril. Isto no âmbito da primeira edição de um festival dedicado a este instrumento musical tradicional.
«Queremos afirmar o Porto no contexto internacional, como provável ponto de partida deste instrumento para o norte atlântico e Brasil, onde foi o primeiro instrumento Europeu a soar, a 22 de Abril de 1500», refere Paulo Jorge Teixeira, presidente da Cooperativa do Povo Portuense, que organiza o Festival.
A pedagogia e a iniciação ao instrumento, o concerto didáctico e a relação com as escolas, a divulgação, animação de espaços públicos e a espectacularidade, bem como oficinas de iniciação e aperfeiçoamento são parte importante da iniciativa, com várias conferências, debates e exibições, que se espalharão em vários pontos da cidade.
A «teoria» de que terá sido Portugal a exportar o instrumento para a Escócia, onde é instrumento nacional, é um dos temas em debate.
Além do Porto, em Portugal o instrumento está actualmente mais enraizado em Trás-os-Montes, Minho e região de Coimbra.
«A nível de referência cultural, o Porto não criou ainda uma identidade reconhecida que faça justiça à sua posição geográfica. A médio prazo queremos que a gaita-de-foles seja mais uma porta cultural e a cidade uma referência internacional neste instrumento», conclui.
A iniciativa é promovida pela Cooperativa do Povo Portuense.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário