Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Novas respostas sociais para pessoas com deficiência

Bragança vai ter ainda este mês mais três respostas sociais para pessoas portadoras de deficiência.
O projecto é do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires e contempla a abertura de um Lar Residencial, um Centro de Actividades Ocupacionais e Residências Autónomas.
O vice-presidente da instituição, Jorge Teixeira, diz que estes equipamentos vão permitir dar resposta a pessoas com necessidades especiais, que até agora não têm acompanhamento. “O estudo que a rede social fez indica que ainda há um grande número de utentes que necessitam de apoio. 
Embora haja alguma oferta está a descoberto uma percentagem muito elevada de pessoas portadoras de deficiência e isso levou-nos a enveredar por este tipo de resposta social”, realça Jorge Teixeira. Estas três respostas sociais vão ter capacidade para 77 utentes. 
A coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social dos Santos Mártires, Carla Pires, assegura que estas valências estão adaptadas para pessoas com diferentes graus de deficiência. “O Lar Residencial é destinado àquelas pessoas com menor capacidade de viver e gerir o seu dia-a-dia e que precisam de um apoio mais completo. Vão ter apoio por terapeutas da fala, psicólogos, fisioterapeutas, e vão ser trabalhados diferentes ateliers, sobretudo na área das artes. 
No Centro de Actividades Ocupacionais vão tem a oportunidade de participar em diversos ateliers e receber formação. 
As Residências Autónomas, com capacidade para 13 pessoas, destinam-se a pessoas que embora sejam portadoras de deficiência têm autonomia para fazer o seu dia-a-dia e necessitam, apenas, de algum acompanhamento”, explica Carla Pires. 
Este projecto representa um investimento de cerca de um milhão e 700 mil euros, comparticipados pela Segurança Social, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano – POPH. As inscrições estão abertas para pessoas portadoras de deficiência maiores de 16 anos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário