Workshops de culinária, seminários técnicos e teatro são algumas das actividades que fazem parte do programa
O Festival de Sabores do Azeite Novo até final do mês com diversas actividades espalhadas pela cidade de Mirandela.
Para promover a cultura e a excelência do azeite da Cidade do Tua e de Trás-os-Montes, os restaurantes e pastelarias aderentes terão ao dispor dos seus clientes menus de azeite e petiscos azeitados.
Além disso, o mês vai ser recheado de iniciativas dedicadas este recurso abundante naquela região transmontana.“A grande novidade é que durante o mês inteiro se realizam actividades que vão desde cursos de formação na área do azeite e da azeitona, juntamente com as escolas, a seminários técnicos, passando também pelo ponto de vista lúdico. Iremos, também, realizar uma gala dedicada ao azeite com as pessoas que já adoptaram as oliveiras espalhadas pela cidade”, explica o presidente do Município, António Branco.
A nutricionista Ana Maria Pereira, do Instituto Piaget, vai falar, no dia 17, dos benefícios do azeite para a saúde, numa palestra dedicada às escolas do concelho.
O dia 25 começa cedo com um percurso pedestre especial do festival, na Fradizela (freguesia de Mirandela) e à noite há também lugar para uma peça de teatro da autoria de Fernanda Cerqueira intitulada “Quem não trabuca, não manduca”, onde será retratada a tradicional apanha da azeitona.
Aposta no mercado
Embora este festival, que vai já na nona edição, não seja dedicado à exposição e comercialização de produtos, nesta edição estará patente, dia 26, no Parque do Império, o Mercado do Azeite, com provas e muita animação e onde será transmitido também o programa da SIC “Portugal em Festa”.
“Este ano teremos também esta pequena feira, mas Mirandela tem uma frente de lojas muito significativa e, por isso, não é nosso objectivo a exposição, mas sim a promoção da cultura”, conclui o autarca.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário