Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Cão de gado Transmontano diminui ataques de lobos

O Cão de Gado Transmontano tem contribuído significativamente para a redução dos ataques de Lobo Ibérico na zona do Parque Natural do Montesinho.
A afirmação foi dita pelo técnico do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), durante a acção de sensibilização sobre o Lobo Ibérico, promovida, no passado sábado, pela Associação ALDEIA em parceria com a Junta de Freguesia de Parâmio, Bragança.
Apesar dessa redução, os pastores queixam-se do corte nos apoios para quem possui e cria a raça. O pastor, Humberto Figueiredo, diz que cada vez é mais difícil manter a actividade. 
Também o pastor, João Fernandes, entende que o preço de venda do gado não acompanhou a evolução dos tempos. Pastor há 16 anos, João Fernandes é também presidente da Associação de Criadores do Cão de Gado Transmontano e diz que a raça já não está em perigo de extinção mas sim em forte expansão. “Há muitos mais cães, temos muitos mesmo. Tem-se feito um trabalho de divulgação muito grande. 
Tivemos uma grande ajuda embora ainda precisássemos de mais”. 
A preservação da espécie do lobo Ibérico em destaque na freguesia de Parâmio, no concelho de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário