Três elementos da corporação de Bombeiros de Bragança estiveram 12 dias numa missão humanitária num acampamento de refugiados saharaui. Os soldados da paz estiveram em território argelino, integrados numa Organização Não Governamental espanhola, onde ajudaram a dar os primeiros passos para a instalação de um corpo de bombeiros.
Carlos Martins, João Múrias e Paulo Ferro foram os três elementos dos Bombeiros Voluntários de Bragança que durante 12 dias participaram numa missão humanitária integrados na Organização Não Governamental espanhola “Bombeiros em Acção”.
Os soldados da paz integraram um grupo de sete elementos que esteve em território argelino para dar apoio aos refugiados saharauis. Carlos Martins conta que entre as missões deste grupo esteve a instalação de uma corporação de bombeiros nos campos de refugiados. “Tudo indica que em Fevereiro vai arrancar o corpo de bombeiros sahauris com a doação de um veículo de combate a incêndios por parte do Ayuntamiento de Zamora e uma ‘pick up’ por parte de Valença”, revela o bombeiro.
Paulo Ferro acrescenta que os incêndios já fizeram várias mortes dentro dos acampamentos, daí a necessidade de um corpo de intervenção. “Tem havido mortes com incêndios dentro dos acampamentos, devido à instalação de luz eléctrica”, constata o soldado da paz.
Nestes 12 dias destaque ainda para a missão de garantir água de qualidade às famílias refugiadas nestes acampamentos. Apesar das contrariedades, ainda houve tempo para realizar trabalho extra, que foi bem recebido pela comunidade.
Esta foi uma experiência única para os três elementos da corporação de Bragança que integraram esta missão humanitária.
Para Fevereiro está prevista outra missão à Argélia, que vai contar também com elementos da corporação da capital de distrito.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário