Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Cozinha de autor, inovação e produtos regionais transmontanos no reveillon

Em Trás-os-Montes um dos locais com casa cheia nesta passagem de ano é o restaurante Flor de Sal, em Mirandela. Descrito no “Guia Boa Cama, Boa Mesa” do Expresso, como “um dos restaurantes mais bonitos do País, não só pelo ambiente que o circunda, o rio e a vista para Mirandela, como pela sua arquitectura moderna e arrojada”, este restaurante, com cerca de 10 anos, é conhecido pela cozinha de autor à base de produtos regionais transmontanos.
No menu seleccionado para a passagem de ano, a juntar a estes ingredientes há também um toque de inovação. “Criámos um prato com cogumelos, atum e trufa. A seguir temos uma sopa rica de peixe e mariscos com croutons de azeite e alho. 
O prato de peixe é um taco de robalo, mudamos o acompanhamento porque já estamos cansados de comer couves, grelos e batatas e optámos por um puré de xuxu e gengibre com molho de santurce. 
O prato de carne, para não irmos buscar carnes que não tínhamos na carta, temos um medalhão de vitela com alguma criatividade. com batata souflé e vamos fazer um molho de foie Gras e murgas, que é um cogumelo que há na nossa região nesta época fria”, descre o proprietário do restaurante, João Paulo Carlão. 
Para a sobremesa, as sugestões passam por um crocante de amêndoa, com gelado de castanhas., considera que esta é uma noite especial, por isso merece uma ementa à altura. Uma noite em que muitos estão dispostos a abrir os cordões à bolsa mas que, para garantir casa cheia, foi necessário apostar em ingredientes que garantam que o preço final do jantar de réveillon não assusta a maioria dos clientes. 
Actualmente, o preço do jantar de passagem de ano à beira do Tua varia entre os 65 e os 80 euros, dependendo se está disposto a seguir a carta de vinhos sugerida pela casa.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário