Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bragança // Rastreio de cancro oral na cadeia

Foram três os possíveis casos problemáticos detetados pela unidade móvel de estomatologia e medicina dentária no estabelecimento prisional de Bragança, na sequência de um rastreio realizado naquela cadeia.
A iniciativa surgiu no âmbito de um protocolo entre a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Associação de Medicina Dentária Hospitalar. “O objetivo principal é o diagnóstico precoce de cancro da cavidade oral. É uma consulta de diagnóstico precoce”, explicou Leite Pereira, o médico responsável pela ação, considerando que se trata de um “balanço positivo”. “O balanço é sempre positivo. Observámos 30 pacientes. A percentagem anda sempre nos dez por cento de casos que nos merecem uma atenção mais apurada. Em 30, tivemos três  casos que nos merecem uma atenção mais apurada. Tentamos ajudar onde o Serviço Nacional de Saúde não chega. Se fizermos uma pré-triagem, os cem pacientes que iriam ser encaminhados para o SNS já não são cem mas apenas dez”, explicou.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário