Foi em ambiente de alegria e confraternização que decorreu a Ceia de Natal no passado dia 18, no Centro de Educação Especial (CEE), em Bragança.
Toda a comunidade esteve reunida, desde direção técnica, mesa administrativa, colaboradores e utentes. “É um momento especial para todos nós, estarmos reunidos nesta ocasião tão especial de partilha e solidariedade, fazemos questão de estarmos juntos para reforçar os laços de família e amizade que construímos ao longo do ano”, explica a diretora técnica da instituição Virgínia Lopes.
Um ano e três meses depois da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) ter ficado com a posse administrativa desta resposta social para pessoas com deficiência, a responsável aproveitou para destacar algumas melhorias implementadas: “A instituição passou a ter um serviço todo o ano, 24h por dia, o que antes não acontecia”. “Além disso”, continua, “também garantimos serviço de enfermagem permanente, médico regularmente e eucaristia mensal”, explica. Melhorias “que fazem toda a diferença não só para os residentes como para os familiares” assegura a diretora técnica que ressalva ainda que de 32 funcionários a instituição conta agora com 63.
A piscina coberta com uma área coberta de 120m2 completamente remodelada, redesenhada e equipada para pessoas portadoras de deficiência é outra novidade que marca a diferença.
“Todos os utentes têm sessões de hidroginástica e hidroterapia, é um equipamento essencial para a promoção da atividade física, recreativa e educativa, assegurado um incremento da qualidade de vida dos utilizadores quer do ponto de vista físico, psíquico e social”, explica Virgínia Lopes.
O público-alvo desta infraestrutura são, não só os utentes da SCMB, onde se incluem os idosos, crianças e indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) como também o público em geral. Atualmente já frequentam a piscina os utentes da APADI e da ASCUDT. No próximo ano o objetivo é alargar os protocolos a mais instituições da cidade. Relembramos que o CEE é a única resposta social na área da deficiência que tem uma piscina coberta em todo o distrito de Bragança.
O Centro de Educação Especial (CEE) é valência da Santa Casa da Misericórdia de Bragança desde Setembro de 2013. Este equipamento garante as respostas sociais para pessoas com deficiência com mais de 18 anos de Lar Residencial (63 clientes) e Centro de Atividades Ocupacionais (70 clientes). No total, a instituição tem 63 clientes internos e nove externos, sendo que a maioria frequenta o CAO.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário