Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Museu para guardar vestígios arqueológicos do Baixo Sabor

A Associação de Municípios do Baixo Sabor está empenhada na criação de um museu que reúna o vasto espólio encontrado nos trabalhos de escavações arqueológicas.
De acordo com Berta Nunes, a associação, que congrega os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo e Mogadouro, vai reunir com a Direcção Regional de Cultura do Norte para estudar o destino dos milhares de artefactos encontrados no projecto de estudo contemplado nas medidas de minimização do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor e a criação de uma unidade museológica. 
Mas para a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé é importante que os achados permaneçam na região. “Queremos encontrar um local que seja no nosso território, que possa ser utilizado para termos investigadores que estudem, pesquisem e escrevam sobre esse património. 
Numa primeira fase, podemos fazer exposições itinerantes pelos vários concelho e mais tarde vir a construir um museu que tenha os vestígios mais importantes”, anunciou a autarca.Um dos arqueólogos envolvido nos estudos arqueológicos na zona a ser submersa com o enchimento da Barragem do Baixo Sabor, Filipe Santos, afirma que a história da região sai enriquecida com as descobertas do período da Idade do Ferro, que começaram a ser feitas em 2008 e que se encontram na recta final de estudo. 
O investigador sublinha o contributo para que “a história desta região saia muito mais enriquecida com os trabalhos” arqueológicos. Dar a conhecer o património arqueológico para assim promover a sua preservação é um dos objetivos das tertúlias de arqueologias que terça-feira se iniciaram em Alfândega da Fé e na qual participaram dois arqueólogos que trabalharam na investigação arqueológica do Baixo Sabor. 
O propósito é apresentar à população os vestígios arqueológicos presentes no território e sensibilizar para a necessidade de salvaguardar este património que conta a história dos sítios.
Berta Nunes defende que só conhecendo se pode preservar. 
As Tertúlias de Arqueologia vão realizar-se em Alfândega de 2 em 2 meses, de forma a divulgar o património local.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário