Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fíbula

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 2490
Supercategoria: Arqueologia
Categoria: Metais
Denominação: Fíbula
Título: Fíbula
Autor: Desconhecido
Datação: Pré-Romana
Matéria: Ouro.
Técnica: Martelado.
Dimensões (cm): altura: 3,4; comprimento: 6,3;
Descrição: Fíbula de ouro de pé alto piramidal. Falta o fusilhão e a mola. O arco apresenta pequenas fendas prependiculares nos bordos. Pé em forma de pirâmide e plinto quadrangulares, com ressaltos esféricos. No extradorso tem três filetes longitudinais relevados.
Incorporação: Compra - Achado
Proveniência: Vinhas.
Origem / Historial: Segundo as Actas do Colóquio - O Abade de Baçal é feita referência ao custo de uma fíbula de ouro, com o peso de 0,45 gramas encontrada em Vinhais e adquirida pelo Sr. Tenente Amadeu de Sá Moraes, para o Museu Regional por 400$00.

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário