Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Acionistas da EDP podem ser lesados em 700 milhões de euros com a construção de Foz Tua

Os acionistas da EDP poderão ser lesados em 700 milhões de euros com a construção da Barragem de Foz Tua.

Contas apresentadas por João Joanaz de Melo, presidente do GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente) e Coordenador Técnico da Plataforma Salvar o Tua, que considera que, ainda que já esteja muito dinheiro investido na construção da barragem, a conclusão da obra pode ser muito mais danosa, também a nível financeiro.

João Joanaz de Melo fala de “falta de coragem” para assumir que se tomaram más decisões em Foz Tua. Acrescenta ainda que para parar a construção da barragem seria necessária uma opinião pública forte, dando até como exemplo a recente onda de revolta em torno da destruição da uma cidade neolítica no Iraque.

João Joanaz de Melo avança que, no sentido de mobilizar a opinião pública, vão lançar o repto ao cidadão individual que envie cartas à UNESCO, onde expresse indignação quanto à construção da Barragem de Foz Tua.

Contatada, a EDP diz em comunicado que “não comenta as declarações, sublinhando no entanto que a UNESCO declarou o projeto compatível com a classificação do Douro Vinhateiro como Património da Humanidade, não estando sequer na lista da UNESCO do património em risco. A Barragem de Foz Tua tem ainda associados inúmeros projetos importantes para o desenvolvimento da região como é  o caso do já criado Parque Natural Regional, do Plano de Mobilidade Turística, em fase de elaboração, de um programa de empreendedorismo orçamentado em 1M€ e ainda de um fundo financiado com 3% da receita líquida anual gerada pela hidroelétrica”.

A Barragem de Foz Tua deve entrar em funcionamento em 2016, e representa um investimento de 370M€ de euros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário