Quatro alunas de Mirandela ganharam competição nacional com projecto inovador
Com uma criação inovadora, quatro alunas da Escola Secundária de Mirandela arrecadaram o primeiro prémio no concurso nacional “Isto é uma Ideia”, competição integrada no projecto “Pense Indústria Nova Geração”, promovida pelo centro tecnológico CITEVE e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
As estudantes do 10º ano criaram uma almofada que monitoriza a evolução do sono, através de um dispositivo colocado no seu interior. O aparelho pode ser programado para decidir quando o utilizador deve acordar ou emitir estímulos para voltar a dormir, no caso de o sono ser ténue, tendo a vantagem de permitir acordar apenas uma pessoa.
Bruno Pereira, professor de Físico-Química, que orientou as estudantes neste processo, explica que a iniciativa “pretende que um grupo de alunos proponha um conceito, uma ideia exequível e que não exista no mercado”. Foi isso que as jovens de 15 anos fizeram. Inês Pereira avançou com a ideia. “Lembrei-me dos meus pais, que acordam à mesma hora e a minha mãe só vai trabalhar mais tarde, então pensámos numa almofada que só acordava o utilizador”, diz a aluna.
Todas as alunas se dizem surpreendidas com a vitória. “Achámos que apresentámos bem a nossa ideia, mas foi uma admiração termos passado à última fase e ganho”, diz Maria Miranda, adiantando que “muita gente já pediu uma almofada”.
Beatriz Costa afirma que não foi difícil desenvolver a parte técnica do projecto, e diz que aprenderam “muita coisa acerca das funcionalidades do dispositivo, e também das fases do sono”.
Para Carolina Alves, participar no concurso foi também importante para as ajudar a perceber “a componente do marketing e a maneira como as pessoas têm de trabalhar para conseguir encontrar formas de melhorar capacidades relacionadas com o sono”.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário