Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Passos Coelho quer implementar política de descentralização do Estado

O Primeiro-ministro veio a Trás-os-Montes anunciar a intenção de levar a cabo uma política de descentralização do estado num futuro próximo.
Pedro Passos Coelho falava esteve sábado na sessão de encerramento da convenção autárquica distrital conjunta de PSD e CDS PP, em Mogadouro, onde defendeu a atribuição de mais competências ao poder local.
“Creio que a experiência que os autarcas acumularam nestes anos os capacita para no futuro reunirem ainda mais competências e atribuições que lhes permita lidar melhor e de forma ainda mais próxima com os problemas das comunidades mais modernas”, referiu o Primeiro Ministro. 
Passos Coelho falou da importância de haver uma coordenação entre os municípios no que diz respeito à programação de equipamentos que possam servir vários concelhos. “Teríamos tido vantagem, quando olhamos para a forma como programamos a construção de novos equipamentos, como os sociais, se as autarquias tivessem uma coordenação maior poderiam beneficiar de melhores equipamentos sem estar a reproduzi-los em todos os municípios”, sustentou ainda.
Na mesma convenção o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia anunciou que a reabilitação da rede em alta no sector da água será prioritária no próximo quadro comunitário. 
Jorge Moreira da Silva considera que se trata de contrariar a tendência dos últimos anos que privilegiou investimentos na rede em baixa. Uma estratégia que, de acordo com o governante, prejudicou em especial territórios de baixa densidade. “É um sector que tem disparidades entre interior e litoral de um para três com prejuízo para os cidadãos do interior. Onde se perde 40 por cento da água que se distribui, e em alguns municípios 80 por cento. 
Sucessivos governos entenderam que o dinheiro devia ir para as infraestruturas em alta, na captação e transporte até à porta dos concelhos, e não para as redes municipais em baixa”, frisa o responsável da tutela.
O Ministro do Ambiente estima que com a reforma do sector da água nos concelhos do interior se poupe 3,1 euros por ano num consumo médio de 10 metros cúbicos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário