Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

«Raízes»! O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro?

Há meses que ouço falar da revista «Raízes», sobre o que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro. O primeiro número foi publicado em 6 de Agosto de 2014. Portanto, caminha para um ano a informar. Comecemos pela ficha técnica do n.º 10, de Maio de 2015: Cátia Barreira, de Mirandela, é a Directora e dirige o editorial Joana Gonçalves, de Vinhais.

Tem uma tiragem de 5.000 exemplares, sendo Jorge Sales Golias o mais prestigiado colaborador. Neste número a cereja é rainha, sendo a capa dedicada à «Festa da Cereja de Alfândega da Fé 2015», que se estende pelos dias 5, 6 e 7 de Junho. A cereja e a castanha dividem entre si os meses do ano. Como diz o povo: «do cerejo ao castanho, bem eu me amanho e do castanho ao cerejo, mal me vejo». Por sua vez, a contracapa promove o «Parque Biológico de Vinhais» com os alojamentos turísticos (Parque Biológico de Vinhais), e o seu logótipo, a Charrela ou Perdiz-cinzenta. A escritora Isabel Mateus, de Quintas do Corisco, Felgar - Moncorvo, a viver no Reino Unido e com dez títulos publicados, na sua «escrita com alma». O aluno, João Morais, com 14 anos, do Agrupamento de Escolas de Mirandela é um campeão de Matemática. É lembrado o amigo da minha casa paterna, o «Ferrador Flandório», que me cativou por ser humano para a cria.

«O que se passa em Trás-os-Montes» é uma secção bem concebida e vai dando novas dos municípios. Ficamos a conhecer mais um historiador de Mirandela, José António Ferreira, e bem se precisa quem investigue a fundo as fontes históricas. Este texto da «Raízes» vem à lavra por as suas directoras e obreiras, Cátia e Joana, terem sido convidadas pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Braga para apresentarem o seu bonito Projecto editorial e pelo que ouvi estou convencido de que são duas lutadoras, de mangas arregaçadas e quase, quase tudo, é fruto do seu suor, do seu engenho e do seu sonho.

No arranjo gráfico e na distribuição texto e imagem, «Raízes» é uma revista que orgulha e prestigia a nossa província. Com uma gestão espremida ao cêntimo desejamos-lhe que se mantenha a informar, a memorar e a promover o «Reino Torguiano» por muitos anos. Se assim for será um heróico remar contra a corrente, como diz o ilustre livreiro alfarrabista mirandelense, Nuno Canavez: «- em Trás-os-Montes lê-se pouco». Parabéns à Cátia e à Joana por esta aposta cultural!
Mais informação AQUI

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário