Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Alfândega da Fé debateu instalação da cultura da amêndoa

Valorizar e incrementar a cultura da amêndoa na região de Trás-os-Montes é o objetivo do projeto “amendoeira”. Uma iniciativa que une organizações do setor e instituições do ensino superior da região de Trás-os-Montes e Alto Douro num mesmo desígnio: cooperar na inovação e implementar estratégias que contribuam para o aumento da produtividade da amendoeira na região.

Visita de Campo
A cooperação visa produzir conhecimento, estudar a cultura na região, apoiar produtores, incentivar o investimento na produção rentabilizando as potencialidades das terras transmontanas para esta cultura. Um projeto PRODER, liderado pela Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e que tem como parceiros a AmêndoCoop, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Recorde-se que o amendoal é uma das principais culturas de frutos secos cultivadas em Portugal e em Trás-os-Montes a cultura representa cerca 67% da área total nacional. Contudo, a produtividade é muito baixa, fruto da instalação deficiente de muitos amendoais tradicionais de sequeiro, em áreas pouco aptas, técnicas culturais pouco adequadas, ocorrência de geadas tardias que se traduzem numa grande irregularidade nas produções, com consequências nefastas para a rentabilidade das explorações agrícolas e também ao nível das cooperativas do sector e de toda a atividade económica conexa, local e regional.

É para fazer face a estes condicionalismos que surge o projeto Amendoeira. Para tal vão ser instalados três campos experimentais (dois em Alfândega da Fé e um em Torre de Moncorvo). Aqui serão estudadas questões relacionadas com a rega, gestão dos solos e fertilização, variedades tradicionais e características organolépticas. Com este trabalho espera-se contribuir para apoiar e esclarecer agricultores e técnicos do sector, promovendo o aumento da produtividade e a qualidade da produção.

Foram estas e outras questões que estiveram em debate no Dia Aberto, com o tema “Amendoeira – Instalação da Cultura”, promovido em Alfândega da Fé no dia 16 de julho. A iniciativa juntou quase duas centenas de pessoas entre investigadores, agricultores e representantes do sector. Este foi o primeiro evento, de um conjunto de três, promovidos no âmbito do projeto amendoeira. Para além do seminário, onde foi apresentado o projeto e vários temas ligados à instalação da cultura, o dia aberto da amendoeira contou também com uma componente prática com a visita a um amendoal recentemente instalado no concelho de Alfândega da Fé. Neste local os participantes puderam observar no terreno algumas das questões abordadas durante o seminário, nomeadamente aspetos relacionados com a poda de formação.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário