Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

"Semilhos" reúne textos sobre língua e cultura mirandesas

“Semilhos” é o título do mais recente livro sobre a língua e a cultura mirandesas. Uma compilação de textos da autoria do investigador nesta área António Bárbolo Alves publicados, ao longo de uma década, em revistas científicas.
O autor explica o que significa “semilhos” e a importância de facilitar o acesso a este tipo de textos à comunidade. “Nem sempre é fácil encontrar, em Portugal, as revistas onde os textos, sendo esta uma das razões de ser deste trabalho que tratam dos contos tradicionais, do teatro popular mirandês, e da língua mirandesa que é o dominador comum a todas estes elementos culturais”, frisa. 
António Bárbolo Alves considera que os trabalhos literários que têm vindo a ser publicados desde que a língua mirandesa foi reconhecida como segunda língua oficial de Portugal, em 1999, têm contribuído para o enriquecimento e visibilidade da língua mirandesa. No entanto, é necessário garantir que as gerações futuras vão continuar o trabalho de valorização e divulgação da língua e cultura mirandesas. 
A publicação foi promovida pela Frauga - Instituição de Utilidade Pública e pelo Eco-Museu –“Terra Mater”. Teve o apoio de fundos comunitários e da EDP. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário