Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

“Ti Rabaça” recebe homenagem do Município de Freixo de Espada à Cinta

No âmbito do conjunto Conferências que a autarquia de Freixo de Espada à Cinta tem vindo a realizar decorreu no sábado, dia 19 de Setembro, a homenagem ao pescador “Ti Rabaça” a par da conferência “Tertúlias: Do Douro para o Mundo”.

Depois do convívio de pescadores realizado da parte da manhã e do almoço convívio na Congida, que teve o patrocínio da Quinta dos Castelares e da Companhia das Quintas (Fronteira), o dia terminou com a homenagem ao pescador António Pinto Rabaça e a conferência que tratou precisamente do rio Douro e das gentes que lá trabalharam e o conheceram como ninguém, como o caso do poeta Guerra Junqueiro. 

Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal de Freixo abriu a sessão dirigindo o seu discurso essencialmente ao Pescador Rabaça referindo que a pequena homenagem prestada não paga a gratidão que todos os freixenistas lhe devem. Referiu-se também ao Douro e a Guerra Junqueiro dizendo que são duas marcas fortes da vila de Freixo e que tanto contribuíram para a aproximação com Espanha. 

De seguida foram entregues os prémios aos pescadores que participaram no convívio de pesca sendo que o primeiro prémio foi entregue a Filipe Carabau, um freixenista, que pescou a maior quantidade de peixe. No convívio que teve a organização do Clube de Caça e Pesca de Freixo de Espada à Cinta com o apoio do Clube de Caça e Pesca de Torre de Moncorvo estiveram presentes 23 pescadores. 

A moderação da conferência ficou a cargo de António Parra, Vice Presidente da Câmara de Freixo que apresentou os oradores Inácio Pignatelli e António Pimenta de Castro que nos seus discursos se debruçaram na sua já longa escrita sobre o Douro, sobre as suas gentes e em grandes figuras da poesia portuguesa que escreveram sobre este Rio, entre eles Miguel Torga e Guerra Junqueiro. 

A sessão terminou com a entrega de um troféu simbólico ao pescador António Rabaça que agradeceu a iniciativa e a presença de todos acabando por expressar a sua paixão pelo ofício de uma vida dizendo “enquanto pudermos cá andar, andamos”. 

Nota de imprensa da CM de Freixo de Espada à Cinta (Joana Vargas)
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário