Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Município de Mogadouro quer requalificar bairro social

A autarquia de Mogadouro pretende recuperar o Bairro Social da vila. O objectivo é proporcionar melhor qualidade de vida aos actuais residentes, já que as habitações, em pleno centro da vila, estão muito degradadas.
O investimento tem ainda como objectivo dar uma solução ao crescente número de pedidos de apoio na área da habitação social, como esclarece o presidente do Município, Francisco Guimarães. "Existem muitas solicitações a nível de residências na área social, mas não temos resposta, atendendo a que o bairro social não tem as melhores condições. Aliás é uma vergonha para quem lá vive, para quem o visita e para quem é o responsável pela gestão do município”, frisa. 
Francisco Guimarães refere mesmo que “a maior preocupação actual da autarquia, é a área social, não só no que diz respeito à requalificando daquela zona e como de dar resposta a quem, neste momento, tem dificuldades em ter uma casa e viver condignamente com as suas famílias”. As habitações foram construídas há várias décadas e apresentam problemas sobretudo de cobertura e da caixa térmica. 
O objectivo implicava a reconstrução de uma das áreas do bairro, mas o projecto terá de ser repensado, e ficará pelas obras de requalificação ao nível energético. “Atendendo a que neste quadro comunitário não será possível construção de uma nova área temos de repensar esse projecto que nos foi transmitido pelo anterior executivo e que, neste momento, não tem pernas para andar”, sublinha o autarca. 
No que diz respeito à requalificação energética e dos espaços, será possível realizar uma candidatura a fundos europeus, ao programa Portugal 2020, mas o município admite mesmo fazer um empréstimo a longo prazo para resolver esta questão, considerada “urgente no concelho” e já que “o município goza de boa saúde financeira”. 
O projecto prevê a recuperação das habitações para as famílias que já estão instaladas no bairro e ainda para disponibilizar casas a outras pessoas que têm feito pedidos de habitação junto dos serviços sociais da autarquia. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário