Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Vida e obra do Padre Firmino Martins expostas em Vinhais até ao final do ano

A vida e obra do Padre Firmino Augusto Martins podem ser conhecidas numa exposição patente no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, até ao final do ano.
O vereador da Cultura do Município de Vinhais, Roberto Afonso, explica a importância que o padre Firmino teve enquanto etnógrafo, político e jornalista. 
“O padre Firmino Martins, além de ter sido um grande investigador na área da etnografia, foi também um político destacado, foi o presidente da Câmara que mais anos esteve à frente dos destinos do concelho de Vinhais e, a par disso, recebeu uma série de condecorações do Estado. Foi também o principal correspondente de um jornal de Bragança”, lembra Roberto Afonso. A exposição assinala os 50 anos da morte do Padre Firmino. 
O vereador não tem dúvidas que Firmino Augusto Martins foi um investigador que muito contribuiu para a divulgação da cultura transmontana em, em particular do distrito de Bragança. “A exposição pretende mostrar quem foi este homem tão importante para o distrito, em termo de preservação e divulgação da cultura transmontana e que, a par do Abade Baçal, do Abade Tavares de Moncorvo e do padre Mourinho de Miranda do Douro, formaram o grupo dos principais investigadores do nosso distrito”, frisa o responsável. 
O Padre Firmino Martins foi agraciado pelo governo com as insígnias de Cavaleiro da Ordem de Cristo e Cavaleiro de Santiago da Espada e fez parte do movimento de Paiva Couceiro que, em 1911 preparou a 1.ª Incursão Monárquica, o que levou ao seu exílio na Espanha e depois no Brasil. 
Até ao final do ano a vida e obra do autor está exposta na vila de Vinhais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário