São Pedro da Silva, em Miranda do Douro, foi o local escolhido para a apresentação do livro “Rituais com máscara – Miranda do Douro”, incluído numa colecção com 11 volumes que está a ser promovido pela Progestur.
O presidente do município defendeu que a colecção pode servir de base para a criação de uma rota dos rituais da máscara.
Artur Nunes adiantou que o trabalho realizado pode ser utilizado para potenciar o património cultural único do distrito.
“Estamos a trabalhar em conjunto para a constituição de uma rota das máscaras de visitação ao território e depois outros concelhos pode associar-se”, refere.
De acordo com o presidente da Progestur, Hélder Ferreira houve a preocupação de envolver investigadores locais e transpor os aspectos mais contemporâneos das festas de inverno para os livros da colecção. “Por vezes há uma repetição em relação aos textos, quase que se repete o que o Abade de Baçal já dizia, mas fala-se pouco do que a festa é hoje, uma miragem mais contemporânea e sociológica”, salienta Hélder Ferreira.
No concelho de Miranda do Douro, os rituais persistem em Vila Chã, Constantim e São Pedro da Silva, e foi esta última aldeia o local escolhido para a apresentação do livro, no dia em que saiu à rua a tradição do “Velho e da Galdrapa”, recuperado há dois anos.
O presidente da junta de freguesia de S. Pedro da Silva, Alfredo Cameirão, foi o investigador responsável por escrever sobre o ritual que esteve desparecido cerca de quatro décadas. “A festa de Santa Luzia são quatro figuras, o velho, que já vai trôpego e vai caindo e bebendo, a galdrapa, que é uma estouvada, que vai insultando o velho, entrando nas casas e roubando fumeiro, e atrás deles vai um casal de bailadores que levanta o velho quando cai”, descreve.
O primeiro conjunto de quatro livros sobre os rituais com máscara, que inclui os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Mira e Lamego foi lançado no mês passado em Lisboa e é apresentado agora nos territórios de origem.
O próximo volume será apresentado em Mogadouro, no dia 26.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário