Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Livro sobre Rituais com Máscara promove rota de visitação

São Pedro da Silva, em Miranda do Douro, foi o local escolhido para a apresentação do livro “Rituais com máscara – Miranda do Douro”, incluído numa colecção com 11 volumes que está a ser promovido pela Progestur.
O presidente do município defendeu que a colecção pode servir de base para a criação de uma rota dos rituais da máscara.
Artur Nunes adiantou que o trabalho realizado pode ser utilizado para potenciar o património cultural único do distrito.
“Estamos a trabalhar em conjunto para a constituição de uma rota das máscaras de visitação ao território e depois outros concelhos pode associar-se”, refere. 
De acordo com o presidente da Progestur, Hélder Ferreira houve a preocupação de envolver investigadores locais e transpor os aspectos mais contemporâneos das festas de inverno para os livros da colecção. “Por vezes há uma repetição em relação aos textos, quase que se repete o que o Abade de Baçal já dizia, mas fala-se pouco do que a festa é hoje, uma miragem mais contemporânea e sociológica”, salienta Hélder Ferreira. 
No concelho de Miranda do Douro, os rituais persistem em Vila Chã, Constantim e São Pedro da Silva, e foi esta última aldeia o local escolhido para a apresentação do livro, no dia em que saiu à rua a tradição do “Velho e da Galdrapa”, recuperado há dois anos. 
O presidente da junta de freguesia de S. Pedro da Silva, Alfredo Cameirão, foi o investigador responsável por escrever sobre o ritual que esteve desparecido cerca de quatro décadas. “A festa de Santa Luzia são quatro figuras, o velho, que já vai trôpego e vai caindo e bebendo, a galdrapa, que é uma estouvada, que vai insultando o velho, entrando nas casas e roubando fumeiro, e atrás deles vai um casal de bailadores que levanta o velho quando cai”, descreve. 
O primeiro conjunto de quatro livros sobre os rituais com máscara, que inclui os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Mira e Lamego foi lançado no mês passado em Lisboa e é apresentado agora nos territórios de origem. 
O próximo volume será apresentado em Mogadouro, no dia 26. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário