Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Centena e meia de pessoas ligaram os Castelos de Numão e de Ansiães através de um passeio pedestre

As câmaras municipais de Carrazeda de Ansiães e de Vila Nova de Foz Côa resolveram, este ano, comemorar o dia Internacional dos Monumentos e Sítios em conjunto, tendo para o efeito realizado um passeio pedestre que uniu os castelos de Numão e de Ansiães, situados, respectivamente, na margem sul e na margem norte do rio Douro.
No passado domingo, dia 17 de abril, cerca de 150 pessoas integraram um grupo de caminheiros que partiu de Carrazeda de Ansiães com destino à localidade de Numão para daí, e depois de uma vista guiada ao Centro Interpretativo e ao Castelo, calcorrearem toda a encosta sul do vale do Douro, num percurso de 8 quilómetros que os conduziu até ao apeadeiro do Vesúvio.

Embarcados numa composição de comboios da CP, o grupo dirigiu-se até à estação de Foz Tua, onde retemperou forças e energias, numa refeição servida num restaurante local, ficando assim preparada para a segunda fase do percurso que culminaria na vila amuralhada de Ansiães.

A iniciativa pretendeu promover e divulgar o património monumental dos dois concelhos ribeirinhos, fruindo, deste modo, de toda a riqueza patrimonial e paisagística que esta zona possui. 

De entre o grupo de participantes muitas foram as manifestações de agrado pela forma como as duas autarquias fizeram a promoção destes dois exemplares de património classificado existente nos seus territórios, tendo sido enaltecido a oportunidade da iniciativa e a maneira como a história da região que está associada a estes dois castelos medievais foi explicada a quem neste passeio cultural participou.

O convívio, a informação histórico/cultural, a prática de exercício físico e até a gastronomia constituíram os motivos para um dia de sã confraternização entre os participantes que se deslocaram de vários pontos do norte de Portugal, como Porto, Mirandela, Mondim de Bastos, Vila Flor, Marco de Canavezes ou Vila Real.

O Passeio pedestre “Entre Castelos” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa e contou com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia de Numão e da Direcção Regional de Cultura do Norte.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário