A atividade tem como público-alvo a população estudantil, mais concretamente os alunos do 2º e 3º ciclos e secundário. Com esta iniciativa a Câmara Municipal pretende fomentar, junto dos mais jovens, os valores de pertença e identidade local, sensibilizando para a importância de valorizar e preservar o património do concelho.
Este foi também o principal objetivo da instituição do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A efeméride foi criada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovada pela UNESCO no ano seguinte. Associado à necessidade de valorizar e preservar o património a data pretende também chamar a atenção para a diversidade e vulnerabilidade do património.
O município de Alfândega da Fé associa-se, uma vez mais, às comemorações nacionais da efeméride, este ano subordinada ao tema “desporto um património comum”.
De acordo com a Direção Geral do Património (DGP), que em conjunto com a ICOMOS Portugal, promovem as comemorações nacionais o objetivo da temática é “enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.”
in:noticiasdonordeste.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário