O pavilhão do Nerba (Núcleo Empresarial da Região de Bragança), em Bragança, foi invadido por robôs ao longo desta semana e até domingo.
Ainda não é o apocalipse anunciado em filmes como Exterminador Implacável II mas sim uma demonstração da evolução da tecnologia.
Pela primeira vez, o Festival Nacional de Robótica realiza-se no Nordeste Transmontano, pelas mãos do Instituto Politécnico de Bragança, e junta mais de cem equipas dos quatro cantos do mundo, com mais de 500 representantes que, ao longo da próxima semana, prometem animar a região.
Irão, Eslovénia, Brasil, Alemanha, Croácia, Holanda, Espanha, México e Portugal são os países participantes neste Festival que, desta vez, não vai ter a competir nenhuma equipa do distrito. “Como estamos envolvidos na organização, optámos por não inscrever ninguém. Mas temos tido bons resultados nos anos anteriores”, clarifica José Lima, o responsável local pela organização.
Em disputa vão estar competições para o escalão Júnior, com ‘OnStage’ (prova de interação em palco), Futebol (equipas de dois robôs), Busca e Salvamento (esta prova consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente) e Freebots (competição que pretende desafiar estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais, a apresentar os robôs que desenvolveram - com caraterísticas inovadoras -, sob a forma de uma apresentação técnica e demonstrações públicas).
Para além destes, em Séniores provas de Simulação 2D e 3D, Liga de Plataformas Padrão, em que os robôs operam de forma autónoma, Condução Autónoma e Robot@Factory, que procura recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo terá de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica. Esta fábrica é constituída por um armazém de aprovisionamento, um armazém de produto final e oito máquinas de processamento.
O objetivo da competição é que o robô transporte caixas entre armazéns e máquinas em tempo mínimo.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário