Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Festival Jardins Nómadas faz florir Mirandela durante esta semana

O XIII Festival Jardins Nómadas promete mais uma vez trazer um singular colorido às ruas de Mirandela, que esta quarta-feira, 25 de maio, também tem as habituais comemorações do Dia da Cidade.
Composto pelo desfile de mais de uma centena de carretas floridas, o XIII Festival Jardins Nómadas arranca já amanhã, terça-feira, 24 de maio, e mais uma vez vai fazer deslizar uma enorme paleta de cores e aromas pela cidade.

Envolvendo a comunidade educativa e transportados pelas crianças das escolas e jardins-de-infância devidamente trajadas, bem como pelos utentes da APPACDM e jardineiros do município, as mais de uma centena de carretas floridas têm encontro marcado para o Estádio São Sebastião (09h30) e ao som e tom da ESPROARTE -- Escola Profissional de Arte de Mirandela que recentemente venceu a V Mostra Musical do Eixo Atlântico – desfilam animada e harmoniosamente pela Rua da República até à Ponte Velha (10h00). 

Tão deslumbrantes obras de arte que dão corpo ao XIII Festival Jardins Nómadas não acabam amanhã no dia do desfile. Ao longo dos próximos meses ainda é possível admirá-las, umas vezes espalhadas, outras mais concentradas, mas sempre nas ruas de Mirandela, expostas e disponíveis para os olhares de quem não se cansa de as admirar, colorindo a cidade num complemento perfeito com a paisagem urbana favorecida pelo rio Tua. 

Dia da Cidade 
E é neste cenário único que Mirandela se prepara para mais uma vez evocar o Dia da Cidade, que este ano também distingue um dos seus mais ilustres filhos da terra – o Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira, ilustre mirandelense, defensor acérrimo de Mirandela e Trás-os-Montes, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e grande impulsionador do ensino superior e investigação científica na região.

Mas nesta data em que se evoca a atribuição da carta de foral pelo Rei D. Afonso III no ano de 1250 há muitos outros momentos marcantes e cheios de significado para os mirandelenses, como o aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela ou a apresentação da obra “Transmontanos e os Bombos Imortais”, de Armando Figueiredo Sarmento, e a exposição de livros de autores transmontanos pertencente ao Fundo Local da Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel.


Completam o programa evocativo do Dia da Cidade a atuação da Tuna Masculina da EsACT - IN´Vinus Tuna, pelas ruas de Mirandela, o concerto de homenagem aos alunos da ESPROARTE, no Palácio dos Távoras, bem como a sessão de zumba que porá Mirandela a Mexer no Parque Dr. José Gama.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário