Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Bispos lamentam incumprimento da Concordata na isenção de IMI

Dioceses estão a ser notificadas para pagarem Imposto Municipal sobre Imóveis quando estão isentas de o fazer.
A Conferência Episcopal Portuguesa lamenta que a Concordata entre a Santa Sé e o Estado Português, assinada em 2004, não esteja a ser cumprida porque algumas dioceses estão a ser notificadas para pagarem o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) quando estão isentas de o fazer.

"Conheço alguns casos, não é de agora, mas está a ser feito agora com mais incidência. O acordo entre a Santa Sé e o Estado Português, a Concordata, não está a ser respeitado no seu artigo 26º. Estão a cobrar IMI indevido a paróquias, residências paroquiais. É de lamentar essas situações", disse o porta-voz da Conferência Episcopal, Manuel Barbosa, esta sexta-feira. A Concordata estabelece que as jurisdições religiosas estão isentas de "qualquer importo ou contribuição geral, regional ou local sobre os lugares de culto".

A edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias revela que dezenas de paróquias foram notificadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira para pagar o IMI. Segundo Manuel Barbosa, a instituição tributária do Estado "não está a respeitar um acordo internacional que está acima das leis locais".

Manuel Barbosa adiantou, contudo, que as dioceses conhecem as normas e estão a responder à Autoridade Tributária de forma a contestar o pagamento, o qual acaba por não ser feito. "Cada bispo e responsável diocesano está a agir no sentido de contrapor essa solicitação de pagamento de IMI. Sei que são algumas dezenas, não é de agora, tem havido recurso e tem havido resposta positiva no sentido de não pagar", frisou.

Segundo o responsável, e embora avance não ter dados concretos e totais do número exacto de casos, no mês de Agosto assistiu-se a "alguma actuação mais insistente e com mais extensão" por parte das finanças, mas esclareceu: "cada diocese cuidará de fazer a devida prova de que era um abuso da própria lei".

De acordo com o Jornal de Notícias, além da diocese de Paço de Sousa, em Penafiel, também há dioceses de Aveiro, Bragança, Leiria e Setúbal em que o pagamento do imposto foi solicitado.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário