Divulgar e partilhar projectos e práticas pedagógicas dinamizados por professores em diversas escolas foi o principal objectivo do II Encontro de Boas Práticas Educativas. do Brasil.
A iniciativa começou ontem e prologa-se ao longo do dia de hoje, em Bragança, reunindo 350 professores e outros agentes educativos, não só da região, mas também de outros pontos do país e até do estrangeiro, como do Brasil.
A directora do Centro de formação da associação de escolas de Bragança Norte, que organiza o encontro, Maria Elisete Afonso, considera que a acção pode ajudar a dar a conhecer experiências com impacto positivo no processo educativo.
“Queremos partilhar as experiências com impacto no sucesso educativo, interessa-nos sobretudo valorizar os projectos que se desenvolvem a longo prazo e que têm resultados e efeitos impactantes na comunidade educativa”, explica a responsável.
Um dos projectos apresentados foi trazido por uma brigantina que vive e trabalha actualmente na Áustria. O Globetrotter desenvolveu-se em 15 países e visitou já 23 projectos.
Simone Costa explica que o objectivo é recolher experiências de escolas alternativas para avaliar a possibilidade de integrar esses métodos na escola pública:
“Visitei projectos que não estejam inseridos em agrupamentos ou numa estrutura física convencional, que desenvolvem um trabalho mais holístico, trabalhar a criança e o adulto como um todo e não só a parte cognitiva, a ideia foi transmitir que também é possível fazer na escola pública, certas actividades e conceitos pedagógicos”, refere Simone Silva.
Worshops, palestras, conferências e exposições são contributos para o II Encontro de Boas Práticas Educativas que decorre até ao final do dia de hoje no agrupamento de escolas Emídio Garcia.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário