Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Programa de financiamento de projectos que associam a tecnologia à saúde apresentado no IPB

Foi ontem apresentado na Escola Superior de Saúde em Bragança o programa RESOLVE, que é promovido pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto, e tem como objectivo apoiar o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde.
O "I3s" vai financiar pelo menos 10 projectos até 75 mil euros e veio mostrar no IPB de Bragança como pretende ajudar a criar as condições necessárias para que projectos de tecnologias inovadoras nesta área possam ser desenvolvidos, já que para além do financiamento acompanha cada um dos projectos e disponibiliza um conjunto de recursos e ferramentas essenciais para que o processo se concretize.

De acordo com o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, esta pode ser uma boa oportunidade para que alunos, investigadores e professores possam pôr em prática projectos que ajudem a melhorar o bem-estar de utentes. “Este é um projecto que visa, sobretudo associar a tecnologia à área da saude, o que vai significar um avanço, em termos de conforto. Se reparem, os principais avanços da medicina foram aqueles que foi possível associar a tecnologia”, constatou. 

No Instituto Politécnico de Bragança há já projectos que estão a ser desenvolvidos que pretendem promover o bem-estar com recurso a novas ferramentas desenvolvidas pela engenharia.

Até ao final da semana, a instituição de ensino vai candidatar a fundos comunitários, um projecto que associar a tecnologia ao apoio aos idosos, em Alfãndega da Fé. “Podemos associar a engenharia, de maneira a que os idosos possam estar em casa e não precisem de estar institucionalizados”, frisou Sobrinho Teixeira.

Os projectos no âmbito do RESOLVE serão apenas alguns dos muitos que o IPB deverá candidatar a fundos comunitários ainda este ano, num total 15 milhões de euros. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário