Fora preso uma primeira vez, em 1497 ou 1498, e condenado a ser açoitado publicamente.
Era acusado de dar «ervas colhidas no dia de São João aos homens para haverem graça com seus senhores e às mulheres com seus maridos e bem assim que benzia de [mau] olhado». Evadira- se da cadeia com outros presos, tendo andado a monte por Castela. Posteriormente, tornara-se eremitão.
Capturado, em 1506, encontrava-se detido no ano seguinte, quando solicitou a Dom Manuel carta de perdão abrangendo a prática dos «malefícios e fugida da cadeia», pretenção deferida pelo monarca, a 13 de Fevereiro, na condição de Gonçalo Afonso pagar mil reais para obras de piedade.
(Portugal sobrenatural, Manuel J. Gandra)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário