O encontro informal pretendeu mostrar as potencialidades deste território, e aprofundar e reforçar os laços entre os diferentes agentes turísticos, aproveitando para visitar alguns locais de interesse turístico da cidade como o castelo, o Museu do Abade de Baçal, Centro de Arte Contemporânea e o Parque Natural de Montesinho.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, salienta que a forma encontrada para comemorar a data, pretende promover o intercâmbio e a cooperação nesta área.
A comemoração “visa proporcionar um intercâmbio entre os diferentes postos de turismo do lado português e espanhol, como forma de incentivar a cooperação. Este encontro permite que haja um efectivo conhecimento do que, sob o ponto de vista do turismo, é relevante nestes territórios para que possa haver um reforço da ligação que já existe e potenciar os aspectos positivos e assim captar mais turistas para a nossa região”, reforça o autarca.
O posto de turismo de Bragança recebeu, este ano, cerca de 20 mil visitantes, 60 por cento dos quais espanhóis. Por isso, é para o país vizinho que, em particular, se viram as atenções do autarca brigantino no que diz respeito á promoção turística, considerando que os espanhóis contribuíram para uma boa época este verão.
“O turismo espanhol representa mais de metade das visitas que temos de estrangeiros, queremos continuar a trazer muita gente espanhola, é o público mais próximo e aqueles que apreciam mais as nossas componentes turísticas ligadas à gastronomia, ao património e à natureza”, refere Hernâni Dias.
De acordo com Estrella Torrecilla, directora do Posto de Turismo de Zamora, as estruturas como a que representa devem cooperar. E dá o exemplo de que muitos turistas “estão uns dias em Zamora e procuram informações para vir a Portugal”.
No encontro de ontem, em Bragança participaram os responsáveis dos postos de turismo de Zamora (Ayuntamiento e Diputación), Puebla de Sanabria, Fermoselhe, Centro do Lobo Ibérico da Sanabria, Casa do Parque da Sanabria, e do lado português de Bragança, Torre de Moncorvo, Vimioso, Mirandela e Mogadouro.
No próximo ano, o encontro deverá repetir-se, do lado espanhol, possivelmente em Zamora.
Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário