Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Adriano Moreira homenageado em Grijó

A aldeia de Grijó comemorou ontem 60 anos da reconstrução da Capela do Divino Senhor do Calvário, prestando homenagem ao mentor desse feito, o Professor Adriano Moreira.
Um ilustre conterrâneo que viveu uma vida ligada à política, tendo sido Ministro do Ultramar durante o Estado Novo, posteriormente foi presidente do CDS, passando também pelo ensino e pela advocacia.

Um dia comovente para Adriano Moreira.

“Foi extremamente comovente para mim. Primeiro, ver como a capela chama pessoas ao culto, a solidariedade que os habitantes têm uns com os outros, e, num momento tão difícil, não só para Portugal mas sim para todos os países da Europa e do Mundo, poder ver alegria na gente da aldeia reunida, a esperança e alegria do pastor. Tudo isto transformou-se num dia muito feliz para mim.”

A reconstrução da capela era um dos desejos da sua mãe e dos habitantes da aldeia, que Adriano Moreira, assim que pôde, fez com que se concretizasse.

“Esta capela foi destruída por umas empreitadas que houve cá na aldeia. A minha mãe e todos os habitantes tinham um desgosto nisso pois era a capela do padroeiro.

Nesse tempo, eu já tinha acabado o meu curso e escrevi uma tese que a Academia das Ciências premiou e o prémio era muito dinheiro na altura, 80 mil escudos, que eu dei à minha mãe para construir a capela.

E ela, com ajuda da gente da terra, a nível material e de outras necessidades, pôde ter ainda essa alegria. E, por isso mesmo, hoje foi, para mim, um dia muito emocionante.”

A homenagem que se traduz num obrigado da população de Grijó a Adriano Moreira, eles que têm já planos para que, no futuro, o nome do ilustre continue a ser lembrado, refere Simão Ferreirinha, presidente da junta de freguesia.

“Em nome de toda a freguesia de Grijó queremos agradecer à família do professor Adriano Moreira, que teve a gentileza de estar presente, ele que foi um dos timoneiros do início desta obra, da construção desta capela do Divino Senhor do Calvário.

Dedicado a ele temos já o Largo Professor Adriano Moreira e estamos a pensar em outros projetos de futuro com o nome dele.”

Um orgulho não só para Grijó, mas sim, para todo o concelho, expressa Carlos Barroso, vice-presidente do município macedense.

“É um orgulho para Macedo de Cavaleiros estamos aqui nesta pequena homenagem que a freguesia de Grijó fez ao professor Adriano Moreira, e, obviamente, o município não podia deixar de se associar. Trata-se de alguém que levou o conhecimento e o nome do concelho longe em termos nacionais e, atrevo-me a dizer, mundialmente pois o seu pensamento é, em muitos aspetos, universal.”

Declarações à margem da comemoração 60º aniversário da Capela do Divino Senhor do Calvário, na aldeia de Grijó.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário