Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bairros pitorescos de Bragança retratados no novo livro de José Pêra Fernandes

O cronista José Pêra Fernandes, conhecido por escrever, sobretudo, crónicas na imprensa do distrito de Bragança, compilou alguns dos artigos sobre a capital do distrito no livro “Bragança: cultura, lazer, bairros”.
A obra foi apresentada ontem à noite na Biblioteca Municipal brigantina. Trata-se de um conjunto de artigos que, através de reflexões do autor, descrevem espaços culturais e de lazer e alguns bairros da cidade, destacando-se as zonas mais pitorescas, como os batoques, a vila ou o bairro da estação até ao bairro onde mora Pêra Fernandes, o bairro de S. Lázaro.

O cronista explica que, além de factos associados a cada bairro ou a cada infraestrutura cultural ou de lazer,  há uma narrativa associada com características particulares, à qual acrescenta ainda fotografias e poemas de autores consagrados.

“O livro é muito ilustrado e tem poemas de autores consagrados relaccionado a cada tema, como a cultura e lazer. E depois os bairros nas várias vertentes, como a humana e resolvi por um animal a narrar a história do bairro”, explica.

O cronista, de 58 anos, é natural de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, mas vive há vários anos em Bragança, onde trabalha na repartição de finanças.

O livro mostra o seu apego à cidade que o acolheu. O autor lamenta, no entanto, que tenham ficado de fora do livro algumas zonas de Bragança, já que seria um trabalho bastante exaustivo reunir informação de todos os bairros.

“O objectivo é mostrar a pujança de Bragança e mostrar a história de cada bairro e dos espaços de cultura e lazer nas últimas duas décadas. Gostava de escrever sobre mais bairros, mas são tantos que só pude escrever sobre alguns”, adiantou o autor.


Este é o quinto livro publicado por Pêra Fernandes. O autor tem já prontos dois romances e um livro de poemas que conta publicar brevemente. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário