A obra foi apresentada ontem à noite na Biblioteca Municipal brigantina. Trata-se de um conjunto de artigos que, através de reflexões do autor, descrevem espaços culturais e de lazer e alguns bairros da cidade, destacando-se as zonas mais pitorescas, como os batoques, a vila ou o bairro da estação até ao bairro onde mora Pêra Fernandes, o bairro de S. Lázaro.
O cronista explica que, além de factos associados a cada bairro ou a cada infraestrutura cultural ou de lazer, há uma narrativa associada com características particulares, à qual acrescenta ainda fotografias e poemas de autores consagrados.
“O livro é muito ilustrado e tem poemas de autores consagrados relaccionado a cada tema, como a cultura e lazer. E depois os bairros nas várias vertentes, como a humana e resolvi por um animal a narrar a história do bairro”, explica.
O cronista, de 58 anos, é natural de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, mas vive há vários anos em Bragança, onde trabalha na repartição de finanças.
O livro mostra o seu apego à cidade que o acolheu. O autor lamenta, no entanto, que tenham ficado de fora do livro algumas zonas de Bragança, já que seria um trabalho bastante exaustivo reunir informação de todos os bairros.
“O objectivo é mostrar a pujança de Bragança e mostrar a história de cada bairro e dos espaços de cultura e lazer nas últimas duas décadas. Gostava de escrever sobre mais bairros, mas são tantos que só pude escrever sobre alguns”, adiantou o autor.
Este é o quinto livro publicado por Pêra Fernandes. O autor tem já prontos dois romances e um livro de poemas que conta publicar brevemente.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Sem comentários:
Enviar um comentário