Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

'Halloween' de Vilar de Perdizes com desfile de bruxas e diabos

A aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, celebra o 'Halloween', a 31 de outubro, com um desfile de bruxas, diabos e mafarricos e a queimada e esconjuro do padre António Fontes.
Conhecida pelos congressos de medicina popular, promovidos pelo sacerdote, a aldeia de Vilar de Perdizes "veste-se" a rigor com casas e lojas comerciais decoradas com abóboras iluminadas, vassouras de bruxa, panos pretos ou teias de aranhas para assinalar a data.

O ponto alto da noite é a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, açúcar, maça e canela, pelo padre António Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", com efeitos alegadamente esconjurativos de todos os males deste e do outro mundo.

Antes de servir a queimada - "mistela abençoada" - "Dom Bruxo" faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha "mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas", livrando-a de maus-olhados, feitiços, invejas e bruxedos.

Antes, é aberto um ateliê de caracterização para "retocar bruxas, bruxos, trasgos e diabinhos de última hora".

Os restaurantes, decorados com motivos ligados ao azar, têm preparado um jantar infernal com animação para os convivas.

Depois, as personagens diabólicas vão juntar-se no "terreiro da bruxaria" e desfilar pelas ruas da aldeia para pregar "sustos de morte".

À volta da fogueira, no centro da aldeia, haverá ainda um baile com bruxinhas vestidas com capas negras, chapéus pontiagudos e vassouras.

A Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, organizadora do evento com a colaboração da Câmara de Montalegre, quer com o 'Halloween' transmontano atrair pessoas de todo o país para potenciar a economia local, divulgar os produtos tradicionais e a cultura do Barroso.

As três abóboras melhor decoradas irão ainda ser premiadas pela associação.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário