O alcalde de Puebla de Sanabria considera que é necessário pôr em prática medidas concretas de cooperação transfronteiriça em vez de continuar a promover reuniões e encontros que em nada resultam para as populações.
Ainda esta semana, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, reuniu em Miranda do Douro com os autarcas da CIM Terras de Trás-os-Montes, tendo participado ainda na Assembleia Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, onde garantiu que a cooperação transfronteiriça é uma prioridade para o Governo.
Perante esta garantia, José Fernández Blanco refere que já há muitos anos que se fala nessa cooperação, em termos teóricos mas que chegou a altura de chegar à prática.
Para o alcalde de Puebla de Sanabria, as acessibilidades, a saúde ou transportes são exemplos de áreas onde ainda não há cooperação transfronteiriça.
A nível de acessibilidades, Artur Nunes o autarca de Miranda do Douro, considera que falta também discutir uma estratégia de cooperação com Castilla e Léon para que ligações a Espanha há muito reivindicadas sejam desbloqueadas:
Questionado pela Brigantia sobre a questão do transporte de doentes em ambulâncias portuguesas por estradas espanholas que não é legalmente autorizado, o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, não clarificou se essa é uma questão prioritária, referindo apenas que esse pode ser um assunto a integrar numa futura “agenda de resolução de problemas concretos”.
Quanto à questão da falta de médicos no interior, que preocupa os autarcas dos dois lados da fronteira, Eduardo Cabrita, não mostra abertura para cooperar com o governo espanhol, nessa matéria.
As fragilidades da cooperação entre Portugal e Espanha.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes/Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário