Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Termina hoje mais uma edição da Feira das Cantarinhas

Termina hoje mais uma edição da Feira das Cantarinhas, hoje é o dia principal do certame e a última oportunidade dos Brigantinos e Turistas visitarem a Feira e fazerem as suas compras.
Uma feira com origens medievais que marcava pela diferença de ser aqui que os agricultores compravam o que precisavam para a lavoura, incluindo os cântaros, mais tarde com o desaparecimento dessas tradições rurais, começaram a vender-se réplicas em ponto pequeno, as chamadas Cantarinhas que dão nome à feira.
Este ano, apesar do sol convidar ao passeio, os comerciantes queixam-se que o negócio esteve bem mais fraco que ano passado. Ilídio da Silva tem uma banca de cantarinhas e aponta a crise e o calendário como as principais razões para a diminuição das vendas. “Este ano o negócio está mais fraquinho que no ano passado, mas que ainda assim vai-se vendendo”, conta.
Mais optimista está Ana Magalhães, veio de Lousada é comerciante de doçaria, há mais de vinte anos que vende nas feiras e considera esta “uma das melhores de Portugal.”
“O feriado foi muito bom, os outros dias ao serem dias de trabalho já não é igual, nem se compara. Este ano acho que até foi dos anos em tive mais clientes vindos de fora, por exemplo, espanhóis e também muitas pessoas da zona do Porto e de Lisboa que vêm de propósito, é uma feira especial que atrai muita gente a Bragança”, contou a comerciante lousadense. 
Os comerciantes falaram ainda de uma proposta da câmara municipal de alterar a data para o fim-de-semana que não chegou a ser avançada, pelo facto do tradicional dia das cantarinhas de assinalar a dia 3 de Maio. As opiniões dividem-se quanto a uma possível alteração do calendário em anos futuros. Por um lado há os que acreditam que o volume de visitas ia diminuir porque as pessoas conhecem as cantarinhas pelo dia três, por outro lado existem os que apoiam a mudança sempre para o fim-de-semana mais próximo da data para que as pessoas aproveitem a disponibilidade dos dias de folga da semana, para passear na feira e fazer as compras.
Termina assim mais uma edição da Feira das Cantarinhas. Hoje começa também a Feira do Artesanato de Bragança, que pode visitar até Domingo no Largo Camões. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário