Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de junho de 2017

Ciência para todos em Bragança

Despertar nos estudantes a curiosidade científica, incentivando-os à utilização da metodologia científica foi, apenas, uma das premissas que durante três dias orientou a II Feira de Ciências em Bragança.
A segunda edição da Feira de Ciências levou à Praça do Município em Bragança durante três dias, de 31 de maio a 2 de junho, centenas de alunos de várias instituições de ensino. gratuita Com entrada gratuita e dinamizada todos os dias das 10 às 17 horas pelos Agrupamentos de Escolas Abade Baçal, Emídio Garcia, Miguel Torga e de Mogadouro, Associação Zoela, Centro de Formação Profissional de Bragança, Escola Profissional Prática Universal (EPPU) e o Instituto Politécnico de Bragança, a organização da iniciativa esteve a cargo pelo segundo ano consecutivo do Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB).

Estimular o interesse pelas ciências na comunidade escolar; apresentar diversas atividades científicas produzidas pelos alunos; despertar nos estudantes a curiosidade científica, incentivando-os à utilização da metodologia científica; estimular os estudantes a formular questões científicas baseadas na realidade quotidiana por eles vivenciada; melhorar as aprendizagens e oferecer à comunidade civil a oportunidade de conhecer e reconhecer o mérito do trabalho experimental realizado pelas diferentes instituições participantes, foram os objetivos desta iniciativa que contou com o apoio incondicional da câmara municipal de Bragança.

“Trata-se de uma mostra de ciência experimental. Ou seja, temos várias instituições a apresentarem uma série de trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano”, começou por explicar ao Diário de Trás-os-Montes a principal responsável pelo evento. Nas palavras da diretora do CCVB, “o interessante desta feira são precisamente os alunos a fazerem demonstrações para outros alunos, essa interação, essa troca de experiências entre pares”, confidenciou Ivone Fachada, enquanto recebia e orientava os grupos de alunos que chegavam às imediações da feira.

Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança justificou aos jornalistas a importância deste tipo de iniciativas. “Pretende-se aqui trazer a ciência para a rua, incentivar os jovens para que possam ficar com outra sensibilidade para a ciência e, também, para mostrar tudo aquilo que é feito nas várias escolas, não só do concelho, mas, também, de fora, em termos de atividade experimental a nível científico, e que, depois, pode ser mostrada ao público em geral”, explicou o edil brigantino, Hernâni Dias, aquando da inauguração da II Feira de Ciências.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário