Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Festa da Cultura Mirandesa: Associação Lérias realiza festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob"

A Associação Lérias , uma associação cultural sediada em Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, leva a efeito no próximo dia 23 de Junho em Miranda do Douro e no dia 24 em Palaçoulo, o festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob". A iniciativa pretende mostrar "o que de melhor se faz ao longo de um ano de trabalho na preservação e desenvolvimento da cultura tradicional, em especial da mirandesa".
A Associação  foi fundada em Junho de 2008, com o objetivo de apoiar da prática artística e pedagógica aliada ao desenvolvimento da cultura tradicional. Neste momento possui as escolas de Gaita de Foles, Percussão, Fraita, Guitarra, Expressão Musical para Crianças, Danças Tradicionais e ainda formação em Pintura e Desenho e Teatro. 

A Lérias possui o T.R.E.T.A.S, um grupo Teatro Rural Experimental em Terreiros, Auditórios e Salões; o grupo "Anda Camino", grupo de animação musical que congrega professores e alunos da associação; o "Yerba Lhoba", que é um grupo de música de raiz tradicional das Terras de Miranda constituído por elementos da Lérias e as "Las Çarandas", um grupo feminino de música tradicional que explora e recolhe as cantigas tradicionais das Terras de Miranda. 

A Associação Léras assume a sua vertente ligada ao "Conhecimento, cidadania, ética, inclusão, tradição, inovação, diversidade, identidade, qualidade, valor cultural, sustentabilidade, flexibilidade, dedicação e responsabilidade", fomentando ações de formação artística e cultural, produções e programações culturais, atividades para jovense a promoção e divulgação da cultura tradicional. 

No programa da edição 2017 do festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob" a associação vai fazer "a apresentação de fim de ano da Escola de Música Tradicional e Artes da Lérias, concertos com os convidados TRASGA e AndaCamino, teatro com os TRETAS e muita animação pela noite dentro".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário