Quantos terrenos existem em Portugal que ninguém sabe quem são os donos? Exactamente para resolver este problema que o governo criou um projecto para incentivar as pessoas a registarem os seus prédios.
A secretária de estado da justiça, Anabela Pedroso, esteve em Alfândega da Fé a apresentar as medidas deste projecto piloto, uma vez que é o primeiro concelho escolhido em Portugal para o testar.
O objectivo de saber que terrenos existem e a quem pertencem, para Anabela Pedroso, é uma questão que deve ser resolvida para os donos usufruírem dos seus direitos, mas também para cumprirem os seus deveres, como a limpeza dos territórios, por exemplo.
“Chegámos à conclusão que tínhamos uma grande parte do nosso território que não conhecíamos quem eram os donos. Posto isto, seis ministérios juntaram-se, para poder encontrar um modelo que possa fazer um registo simplificado e gratuito dessas mesmas terras, que ao mesmo tempo permite ao estado saber qual é o território e quem é o dono“, explicou a secretária de estado.
Durante 2 anos qualquer proprietário vai poder registar os seus terrenos de forma mais simples e gratuita. A proposta de lei está para aprovação na assembleia da república e se conseguirem luz verde para avançar, o projecto vai começar nos primeiros seis meses em 4 concelhos, dos quais só se conhece alfândega e depois desse período experimental durante dois anos deve ser alargado ao resto do país.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário