Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de outubro de 2017

Azimute desenvolve projeto de inovação social

O professor Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, esteve na sede da Azimute em Portela na passada quinta-feira dia 28 de Setembro. A sua visita teve como objetivo conhecer pessoalmente o projeto “Aldeias Pedagógicas”. Durante a visita a equipa coordenadora da Azimute colocou o professor Filipe Almeida a par do trabalho desenvolvido e das intervenções executadas até ao momento.
A Azimute com o “Aldeias Pedagógicas” pretende replicar o projeto Aldeia Pedagógica de Portela em 3 aldeias do distrito de Bragança: criação de duas novas “Aldeias Pedagógicas” no concelho de Vimioso e uma no concelho de Bragança. 

O “Aldeias Pedagógicas” é um projeto de inovação social que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade, a valorização, a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso através da participação dos idosos enquanto guias de uma visita pelo passado das três aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos. O “Aldeias Pedagógicas” valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir. Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das “Aldeias Pedagógicas”, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos.

O projeto envolve ainda o uso de tecnologias, como o Skype, enquanto linha de contacto entre utilizadores séniores e os seus familiares, de forma a reforçar as relações de proximidade, assim como ações de sensibilização, eventos e um “espaço” de criação artística, que desenvolve a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a criatividade do idoso. 

A Azimute com este projeto de inovação social procura resolver e mitigar o problema da exclusão social do idoso através da inclusão social e ao mesmo tempo dinamizar os territórios rurais. 

O projeto Aldeias Pedagógicas faz parte de uma candidatura aprovada pelo instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, gerido pela Portugal Inovação Social – sendo cofinanciado pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e FSE - Fundo Social Europeu. Este projeto é ainda cofinanciado por 3 investidores sociais, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Bragança e a Câmara Municipal de Vimioso, que asseguram 30% do financiamento, sendo que o projeto tem um prazo de execução de 3 anos.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário