Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Começam hoje as Jornadas Culturais de Balsamão

“Património Natural e Desenvolvimento Regional” é o tema em destaque este ano nas XX Jornadas Culturais de Balsamão que começam hoje. Durante quatro dias são vários os oradores de renome que vão abordar cerca de 17 temas diferentes que vão da agricultura ao património natural.
Basileu Pires, pároco e presidente do Centro Cultural de Balsamão (CCBAL) refere alguns dos assuntos escolhidos para destacar este ano.

“Parte da cultura. Vai haver uma conferência sobre alguém que vai falar sobre a agricultura, alguém que está no Ministério da Agricultura que nos vem falar. Depois, algumas culturas típicas aqui da nossa região como a cultura da oliveira, da amendoeira, da vinha. Também outras culturas, de animais: a raça mirandesa, o bicho-da-seda aqui de Chacim, portanto vai ser nesse âmbito.
Depois no segundo dia será mais os parques naturais. Iremos ouvir alguém sobre o Parque Natural do Douro Internacional, alguém sobre o parque natural (aqui mais próximo) de Montesinho e o ecopark aqui de Macedo de Cavaleiros.”
Temas que ao longo de vinte anos têm proporcionado um melhor conhecimento do património cultural e natural transmontano, o que é importante para a descoberta da identidade da região e de quem nela habita, considera ainda Basileu Pires.

“Tem a ver com a região portanto acho que nós vamos ficando mais velhos, também vou ficando mais velho, naturalmente e a descoberta da memória, da nossa história, acho que ganha mais sentido. Porque o património é a nossa identidade, o património cultural, a construção, a arquitetura e também o património natural. Portanto é a nossa identidade, o conhecer o nosso património e tanta gente que o defende, que cuida dele, que o preserva, é consolador e ao estudar isto vamos descobrindo o que nós somos.”

A sessão de abertura está marcada para hoje às 21h30.

Amanhã a primeira palestra está marcada para as 9h30 com o tema “ Agricultura e Desenvolvimento Regional”  e conta com a presença de Maria Portas, Delegada da Direção Regional de Agricultura.

Além das palestras que preenchem o programa, sábado vai ser feita uma visita ao Geopark Terras de Cavaleiros às 15h.

As Jornadas Culturais de Balsamão decorrem de quinta a domingo no Convento de Balsamão, em Chacim, Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário