Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Obras na estação do AVE de Otero de Sanabria devem começar em breve

Já foi adjudicada a obra da estação de alta velocidade de Otero de Sanabria, em Espanha que será mais próxima de Bragança. A novidade foi avançada nos últimos conselhos raianos que tiveram lugar em Alcanices por Javier Faúndes, senador espanhol. E espera-se que toda a província de Zamora esteja servida por linha de alta velocidade no final do próximo ano.
“Comentou-se aqui uma boa notícia de âmbito transfronteiriço, que é a contratação da estação de Otero de Sanabria, que é o centro de da alta velocidade na comarca da Sanabria que também pode ser utilizada por todos as pessoas da área de Bragança. Possivelmente no final de 2018 toda a província de Zamora deverá estar conectada com alta velocidade”, salientou. O também alcaide de Trabazos afirmou que o projecto da construção da auto-estrada entre Zamora e a fronteira portuguesa junto a Quintanilha pode também ter avanços, havendo a possibilidade de ser acelerado em um ano se integrar o plano extraordinário de investimento rodoviário espanhol.

Estima-se que dentro de 6 meses esteja terminado o processo do estudo de impacto ambiental e que dentro de um ano seja possível adjudicar a obra, que é considerada importante também para Portugal, como frisou o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias.

“Desde há muitos anos que a ligação Bragança/Zamora era reivindicada quer por um lado da fronteira quer pelo outro e agora temos esta boa notícia de que as coisas estão no bom caminho o que significa que dentro em breve, alguns anos teremos esta ligação que é fundamental sob o ponto de vista do desenvolvimento económico, social e turístico”, considera o autarca.

Também o presidente do município de Vimioso Jorge Fidalgo está satisfeito com o facto de o projecto avançar, sublinhando que “é extremamente importante saber que fica um nó perto da nossa fronteira, da estrada das três marras”, que o autarca espera que passe de municipal a nacional.

A melhoria das acessibilidades transfronteiriças debatidas este sábado em Alcanices, no âmbito dos conselhos raianos, organizados pela Plataforma Rionor, em colaboração com o IPB e o Centro Ciência Viva de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário