Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ICNF tenta minimizar impactos no Parque do Douro Internacional

O projecto financiado pela União Europeia tem em vista a conservação de áreas protegidas.
O Instituto do Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) está a preparar acções no âmbito do projecto "Life Rupis" para minimizar os impactos dos incêndios de Verão no Parque do Douro Internacional.

O "Life Rupis", de acordo com os promotores, é um dos mais recentes projectos financiados pela União Europeia a decorrer em território português e espanhol, mais concretamente na Zona de Protecção Especial do Douro Internacional e Vale do Rio Águeda. Destaca-se por ser um projecto transfronteiriço, com acções "concertadas" dos dois lados da fronteira para a conservação das áreas protegidas e que tem em vista a protecção de aves rupícolas como britango e a águia-perdigueira.A informação do ICNF surge em resposta a questões da Lusa, após o município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, ter reclamado uma intervenção "urgente" na área protegida que foi atingida por "três grandes incêndios" no último Verão. Os incêndios em causa afectaram o "coração" do ecossistema.

"O ICNF elaborou ainda durante o Verão e nos dias que se seguiram aos incêndios, relatórios de estabilização de emergência e que se enquadram no acesso a acções de estabilização financiadas pelo PDR", explicou  fonte daquele organismo.
O presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, reclamou um forte investimento por parte do ICNF nas áreas ardidas e defendeu que os quatro municípios que integram o Parque Natural do Douro Internacional devem ter um papel decisivo na elaboração de um plano contra incêndios e edificação de estruturas em toda área do parque natural.
Segundo o ICNF, o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Internacional está neste momento em processo de recondução para um programa especial de acordo com a legislação em vigor. Outra das reivindicações das populações passa por um maior diálogo entre a direcção do Parque Natural e as autarquias.

O Parque Natural inclui o troço fronteiriço do rio Douro, bem como as superfícies planálticas confinantes pertencentes aos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário