Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Miranda do Douro quer dar mais um passo no reconhecimento da língua mirandesa

Chega hoje a Miranda do Douro um grupo de especialistas em política linguística e em direitos linguísticos do Comité de Peritos do Conselho da Europa que vai fazer a avaliação da língua Mirandesa e avaliar a possibilidade de Miranda assinar a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias.
O presidente do município, Artur Nunes, explicou ao Jornal Nordeste que a ideia é trazer os entendidos a conhecer a língua mirandesa, naquela que é a sua realidade
“O que fizemos foi em vez de irmos a Bruxelas falar com eles sobre esta matéria, convidámo-los a vir até Miranda do Douro, para que juntamente com os linguistas portugueses e que estão integrados dentro da língua mirandesa, poderem fazer uma avaliação sobre o estado da língua, quer do ponto de vista teórico/ académico, quer do ponto de vista prático”, explicou.
Assim feita a avaliação pode ser preparado o processo para Portugal levar essa proposta de assinatura. Além do município de Miranda, são várias as entidades que fazem parte deste processo.   Além do município de Miranda, são o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça (a nível da tradução), Ministério da Cultura, Ministério dos Negócios Estrangeiros (tutela), “para fazer a proposta para conselho de ministros para poder assinar a Carta Europeia das Línguas Minoritárias.”
Artur Nunes acredita que isto é uma mais-valia para Portugal e para a cultura nacional pois trata-se de mais um reconhecimento do mirandês.
Artur Nunes, acredita que isto é uma mais-valia para Portugal e para a cultura nacional pois trata-se de “um conjunto de processos que nos vai levar ao reconhecimento do Mirandês como segunda língua oficial, por um lado, e por outro, um país que é neste momento mono-línguistico passa a ser bi-linguista.”     
Em comunicado o município acrescenta ainda que “a assinatura e ratificação da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias do Conselho da Europa pelo Estado Português é uma reivindicação antiga da Câmara Municipal de Miranda do Douro juntamente centro de investigação da Universidade de Coimbra que tem trabalhado sobre a língua mirandesa e sobre a diversidade linguística.”

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário