Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de março de 2018

Egreja de Freixo de Espada à Cinta

Examinando minuciosamente este velho monu­mento christão, vê-se que não foi de uma assentada que elle se construiu, mas sim aos poucos e poucos e demoradamente, como se verifica pela historia da sua fundação, que é simples.
O povo de Freixo de Espada á Cinta requereu em 1842 a D. Affonso IV que lhe desse a terça da sua egreja, para concluir a sua villa, o que o rei lhe concedeu, e que prova que a egreja remonta a mais alta antiguidade ainda, pa­recendo que fora principiada até por D. Diniz.
Depois, com essas mesmas terças continuaram a egreja, que esteve incompleta por muitos annos por o rendimen­to d'ellas não dar para a sua conclusão. Em 1650, estavam ainda por fazer o coro, o púlpito e os remates. N'esse tempo pertenciam já á coroa as terças de todo o reino, pelo que os habitantes de Freixo pediram a D. João IV a terça que lhes pertencia para a conclu­são da egreja. 
O templo tem bellezas architectonicas, de diversos estylos, merecendo especial menção a frontaria, de que damos aqui a gravura, e as duas portas lateraes, que mais adeante reproduzimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário