Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de março de 2018

Pelourinho de Bragança

Nos livros que consultámos acerca d'esta anti­quíssima cidade de Traz-os-Montes, não consegui­mos vêr a que data attribuir o famoso pelourinho que aqui damos e que é um dos mais curiosos monu­mentos do género em Portugal. Bragança esteve por muitos séculos sujeita ás differentes alternativas das outras cidades peninsulares e sob o jugo de differen­tes dominadores.
Foi antigamente uma forte praça de armas, toda murada e com um antiquíssimo e grande castello edificado por D. Diniz no século XIII, mas ampliado depois por D. João I, cujas armas se vêem no castello.

Sem comentários:

Enviar um comentário