Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Casal produz figos e framboesas

“Bago e Mel” é o nome do projecto de Bruno Cruz e Sara Fraga, um casal de namorados licenciados em Ciência Alimentar que decidiram dedicar-se á agricultura. Produzem perto de Mirandela numa exploração figo e framboesa mais recentemente decidiram criar um produto novo e cobriram figos de chocolate. A Raízes visitou esta exploração da “Bago e Mel”.
O casal Bruno e Sara são apaixonados por agriculura e por Trás-os-Montes, ele é natural de Mirandela e ela de Vila Real. A Sara dedica-se exclusivamente à “Bago e Mel”, o Bruno é encarregado de outra exploração de pequenos frutos em Mirandela. Garantem que a região reune as condições necessárias para a sua produção agrícola.

“Como transmontamos que somos decidimos criar o nosso projecto aqui por considerarmos importante mantermos as raízes e criar riqueza na região. Em termos produtivos a oferece as horas de frio necessárias para as plantas e dias solarengos para obtenção de fruta de qualidade superior”, adianta Bruno Cruz.

A “Bago e Mel” produz figo e framboesa e existe há cerca de um ano. Bruno considera o figo um fruto com enorme potencial. “Nós consideramos o figo um fruto com potencial quer do ponto de vista nutricional quer do ponto de vista sensorial, mas os seus hábitos de consumo são reduzidos e limitados à sua sazonalidade”, refere Sara Fraga.

São ambos licenciados em Ciência Alimentar e perceberam pouco tempo após a licenciatura que a transformação para além da produção seria importante. “Percebemos que a agricultura e a transformação de produtos agrícolas seria uma boa aposta para a criação do nosso projecto uma vez que poderíamos aliar os nossos conhecimentos com a nossa pela paixão pela natureza”, conta Bruno Cruz.

Acrescenta que “ao transformar o figo conseguimos acrescentar ao nosso produto e torna-lo mais atractivo e interessante”.

Figos com chocolate
Neste primeiro ano a “Bago e Mel” divulga os seus produtos na internet. Bruno e Sara estão motivados e têm participado em eventos e feiras e começam a chegar às lojas de produtos tradicionais e gourmet um pouco por todo o país, o slogan é de verdadeiros apaixonados: “De Trás-os-Montes com amor”.

Revista Raízes

Sem comentários:

Enviar um comentário