Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Miranda do Douro quer acolher laboratório multilinguístico

Miranda do Douro quer ter um Laboratório Multilinguístico e Cultural em parceria com as localidades de outros países com que a cidade transmontana está geminada ou em processo de cooperação.
O desafio passa pela criação de um laboratório para a juventude, dedicado ao apoio nas áreas social, educativa e linguística, que juntará cinco países. “É no fundo criar um laboratório multilinguístico, no concelho de Miranda do Douro, que inclua os processos de geminação em que estamos envolvidos com a Irlanda, Espanha, Roménia e França. A ideia é termos um laboratório social e multicultural para desenvolvermos aqui uma política associada não só à cultura, como à língua e ao contexto de empreendedorismo jovem e termos aqui momentos de reflexão anual sobre estas cidades e parcerias”, destacou Artur Nunes, presidente do município de Miranda do Douro.

Uma das iniciativas do laboratório será receber, durante alguns dias por ano, jovens das cidades com as quais Miranda do Douro está em processo de geminação. O autarca espera que Miranda “seja uma referência na Europa como cidade que se preocupa com o multiculturalismo e que tenhamos este aspecto social ao nível da juventude”. Miranda do Douro está actualmente geminada com Aranda do Douro e Bimenes, em Espanha. A cidade portuguesa está também em processo de geminação com Sligo na Irlanda, com a cidade de Caracal na Roménia e com a localidade de Bezons, em França e recebeu recentemente uma delegação desta cidade francesa.

“Há um ano, fizemos uma visita à cidade de Bezons para iniciar o processo de conversações e ver quais os pontos de encontro num processo de geminação. E este ano, recebemos a visita da delegação de Bezons, que fez questão de vir aqui para conhecer e delinear um conjunto de acções de geminação. Acho que estamos no bom caminho para dar este passo”, destacou.

O maire de Bezons, Dominique Lesparre, explicou que o interesse em estabelecer uma geminação com o município mirandês surge no âmbito da “tradição de trabalho com outras cidades e com outros países”, como Marrocos, Irlanda e Hungria. 

Escrito por Brigantia
Foto: Município de Miranda do Douro
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário