Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Jovens de Vila Flor, Murça e Alijó premiados por filmes sobre o vale do Tua

Jovens de três agrupamentos de escolas dos distritos de Bragança e Vila Real ganharam os prémios do Concurso "Festi-Vale do Tua", que visava a criação de microfilmes de promoção da região. A entrega decorreu esta segunda-feira, no Teatro Auditório de Alijó.
Foto: Eduardo Pinto/JN
Ana Delfim, Joana Martinho, Mafalda Veiga e Gonçalo Lopes
Concorreram 22 trabalhos produzidos por estudantes dos cinco concelhos abrangidos pela albufeira da barragem construída junto à foz do rio Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor. Dez chegaram à pré-final, mas só três subiram ao pódio.

Em primeiro lugar ficou Ana Delfim, aluna da Escola Básica e Secundária de Vila Flor, com o microfilme "Vale do Tua - Um Tesouro a Descobrir". Recebeu mil euros para investir em material audiovisual e a escola que representou arrecadou outro tanto para o mesmo fim.

Na segunda posição ficou Joana Martinho, da Escola Básica e Secundária de Murça, que ganhou 750 euros com o trabalho "A Tua Viagem". O terceiro lugar do pódio, com 500 euros de prémio, coube a um grupo de 13 estudantes da Escola Básica e Secundária D. Sancho II de Alijó, com o vídeo "Tua - Um novo parque a explorar".

Ana Delfim diz que graças ao trabalho que desenvolveu ficou a "conhecer melhor os cinco municípios e as suas paisagens", para além de ter "aprendido muito sobre o vale do rio Tua e o seu parque natural regional, nomeadamente sobre a fauna e a flora". O valor do prémio pretende investi-lo num drone ou numa nova lente para a máquina fotográfica.

Joana Martinho espera poder investir os seus 750 euros do prémio numa câmara de filmar ou num tripé, depois de a produção do filme que mereceu o segundo lugar a ter feito "pensar fora da caixa". Agora, assume ter "novos horizontes e novas metas". "Foi uma experiência que me fez crescer e descobrir um novo eu", acrescenta.

Por sua vez, Mafalda Veiga e Gonçalo Lopes, do grupo de Alijó, explicam que, no filme, é contada a experiência que viveram no rio Tua, nomeadamente num passeio em canoa, e realça "a maravilha que é a paisagem do vale". Acreditam que é "um bom chamariz de turistas" para a região.

O autarca anfitrião da iniciativa desta segunda-feira, José Paredes, sublinha o potencial turístico que o vale do Tua já possui, nomeadamente desde que foi criado o Parque Natural Regional e desde que estão abertos os percursos pedestres certificados. "Têm tido uma grande afluência de pessoas e estou convencido que terão cada vez mais", nota, consciente que "quando mais as pessoas conhecerem a sua riqueza, mas tenderão a preservá-la".

O "Festi-Vale do Tua" foi lançado pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua em parceria com a OIKOS-Cooperação e Desenvolvimento. Teve como objetivo aumentar a visibilidade e o reconhecimento do parque. O diretor, Artur Cascarejo, diz que o concurso "ultrapassou as melhores expectativas da organização", o que "prova que o parque natural é algo que também as escolas e os jovens querem conhecer melhor, pretendendo fazer parte deste projeto integrado de desenvolvimento para o território".

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário